COLORIMETRIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

COLORIMETRIA

Mensagem por Fagner STAR SILK em Dom Jan 10, 2016 10:26 pm

O que é Colorimetria?

Colorimetria é a ciência da medida de cores que estuda e quantifica como o sistema visual humano percebe a cor, na tentativa de especificá-la numericamente de modo que:

Estímulos, com as mesmas especificações sob iguais condições, vistos por um observador com visão normal, são semelhantes.
Os números compreendidos nas especificações são funções contínuas dos parâmetros físicos que definem a energia espectral radiante do estímulo.

A cor é de grande importância em vários produtos industriais: matérias têxteis, tintas, plásticos, papéis, cerâmica, alimentos e etc. Dessa forma, a colorimetria é uma tecnologia utilizada em diversos setores industriais. No setor da serigrafia, por exemplo, é muito importante conhecer o significado das cores pois elas valorizaram o produto, obtendo controle colorimétrico de corantes e pigmentos e o desenvolvimento instrumental de formulações de cores.

Luminosidade, Tonalidade e Vivacidade

Luminosidade (Grau de claro ou escuro): É o atributo da percepção visual onde uma área parece emitir mais ou menos luz.
Tonalidade: É o atributo da percepção visual onde uma cor é percebida, como o vermelho, amarelo, verde, azul, púrpura, etc. Os brancos, pretos e tons de cinza não possuem tonalidade.
Vivacidade (Saturação): É o atributo da percepção visual que indica o grau de pureza da cor. Quanto maior o grau, mais saturada ou vívida é a cor.

Espectro de Cores

A luz consiste de energia que se propaga em comprimentos de onda. Os olhos são sensíveis a uma larga faixa de comprimentos de onda que vão aproximadamente de 350 a 750 nanômetros (bilionésima parte do metro). O espectro visível representa apenas uma pequena fração do total do espectro eletromagnético. Dentro do espectro visível alguns comprimentos de onda produzem certas sensações visuais. Os comprimentos de onda mais baixos são percebidos como violetas ou azuis, já os de valores mais elevados emitem uma tonalidade avermelhada.

Formulação da Cor

Para o serígrafo, não basta alcançar uma cor determinada uma única vez. É preciso garantir a reprodução dessa cor sempre que houver necessidade de uma nova produção. Isso se consegue através de uma fórmula que seja ao mesmo tempo fiel e facilmente compreensível. Contudo, há duas linguagens distintas para a formulação de cores: uma para o setor têxtil, baseada na medida de gramas/kg, e outra baseada em porcentagem (%) para formulação de tintas em geral.

Uma formulação bem feita é a garantia de reprodução de uma tinta sempre que necessário, devendo-se, portanto, ter o máximo de cuidado para se conseguir uma formulação facilmente compreensível.

( Post tirado do site da Gênesis Tintas ).
avatar
Fagner STAR SILK

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/01/2016
Idade : 36

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLORIMETRIA

Mensagem por FilipeAmorim em Seg Jan 11, 2016 1:12 pm

Ótimo texto! sobre a parte da Formulação de Cores, tem alguma técnica/fórmula para a mistura de cores na serigrafia?
Já assisti vídeos em que uma pessoa faz o uso de uma balança para medir diferentes cores e formar uma nova. tem alguma ideia de como fazer isso?

seque uma demonstração desse vídeo. observar a partir de 2min

FilipeAmorim

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLORIMETRIA

Mensagem por Maria Muniz em Qua Jul 20, 2016 10:53 pm

Show!

Maria Muniz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/01/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COLORIMETRIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum