TEORIA DA COR
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TEORIA DA COR
cor é um fenômeno óptico provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso..
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
CORES DO ESPECTRO VISÍVEL
COR COMPRIMENTO DE ONDA FREQUÊNCIA
VERMELHO ~ 625-740 MM ~ 480-405 THZ
LARANJA ~ 590-625 MM ~ 510-480 THZ
AMARELO ~ 565-590 MM ~ 530-510 THZ
VERDE ~ 500-565 MM ~ 600-530 THZ
CIANO ~ 485-500 MM ~ 620-600 THZ
AZUL ~ 440-485 MM ~ 680-620 THZ
VIOLETA ~ 380-440 MM ~ 790-680 THZ
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (luz) ou a cor obtida substrativamente (pigmento).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB (aditivo), temos os objetos que emitem luz (monitores, televisão, sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz (vermelho, azul e verde) resulta no branco.
No segundo sistema, chamado de CMYK (subtrativo), temos os objetos não emissores de luz em que a adição das cores secundárias da luz (ciano, magenta e amarelo), também chamadas de primárias em artes plásticas, resulta numa matiz de cor muito escura, muitas vezes confundida com o preto. Este sistema corresponde ao “CMY” das impressoras e serve para obter cor com pigmentos. Alguns afirmam que a letra “K” é usada para o “preto” (black) como referência à palavra “key”, que em inglês significa “chave”. O “preto” é considerado como “cor chave” na indústria gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens.
CORES ADITIVAS R = RED (VERMELHO) G = GREEN (VERDE) B = BLUE (AZUL)
CORES SUBTRATIVAS C = CYAN M = MAGENTA Y = YELLOW K = BLACK
As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado:
• Magenta + Amarelo = Vermelho
• Amarelo + Ciano = Verde
• Ciano + Magenta = Azul Cobalto
Focos de luz primária combinados dois a dois, geram o seguinte resultado:
• Azul Cobalto + Vermelho = Magenta
• Vermelho + Verde = Amarelo
• Verde + Azul Cobalto = Ciano
Muitas vezes o amarelo, azul e vermelho são chamados de primários, o que é incorreto dizer quando se fala de espaços de cor. O azul primário, na verdade, corresponde ao ciano. O vermelho primário ao magenta e o amarelo primário ao próprio amarelo. Por isso é falso dizer que a partir do amarelo, azul e vermelho é possível se obter todas as demais cores.
Então qual a diferença, por exemplo, de um corpo azul e uma fonte emissora de luz azul? Nós vemos um corpo azul porque o pigmento azul absorve o verde e o vermelho, refletindo apenas o azul para nosso olhos. Enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efetivamente apenas azul. Se o objeto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz vermelha + verde) o corpo pareceria negro.
Cultura e Influência
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no império romano, pelos nazistas e pelos comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos. A cor branca simboliza a paz numa linguagem universal. Outras cores possuem significados diferentes em culturas diversas, como por exemplo o luto, que é representado por diferentes cores em diferentes lugares.
A cor exerce especial importância sobretudo nas artes visuais. Na pintura, escultura, arquitetura, moda, cerâmica, artes gráficas, fotografia, cinema, espetáculos teatrais e etc, ela é geradora de emoções e sensações.
Podemos dizer que a cor tem vida própria e sempre atraiu e causou no ser humano predileção por determinadas harmonias, de acordo especialmente com fatores da civilização, evolução do consumismo, cultura e especialmente pelas influências e diretrizes de todas as manifestações artísticas. As cores influenciam em muito a cultura da humanidade.
( Post tirado do site da Gênesis Tintas ).
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
CORES DO ESPECTRO VISÍVEL
COR COMPRIMENTO DE ONDA FREQUÊNCIA
VERMELHO ~ 625-740 MM ~ 480-405 THZ
LARANJA ~ 590-625 MM ~ 510-480 THZ
AMARELO ~ 565-590 MM ~ 530-510 THZ
VERDE ~ 500-565 MM ~ 600-530 THZ
CIANO ~ 485-500 MM ~ 620-600 THZ
AZUL ~ 440-485 MM ~ 680-620 THZ
VIOLETA ~ 380-440 MM ~ 790-680 THZ
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (luz) ou a cor obtida substrativamente (pigmento).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB (aditivo), temos os objetos que emitem luz (monitores, televisão, sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz (vermelho, azul e verde) resulta no branco.
No segundo sistema, chamado de CMYK (subtrativo), temos os objetos não emissores de luz em que a adição das cores secundárias da luz (ciano, magenta e amarelo), também chamadas de primárias em artes plásticas, resulta numa matiz de cor muito escura, muitas vezes confundida com o preto. Este sistema corresponde ao “CMY” das impressoras e serve para obter cor com pigmentos. Alguns afirmam que a letra “K” é usada para o “preto” (black) como referência à palavra “key”, que em inglês significa “chave”. O “preto” é considerado como “cor chave” na indústria gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens.
CORES ADITIVAS R = RED (VERMELHO) G = GREEN (VERDE) B = BLUE (AZUL)
CORES SUBTRATIVAS C = CYAN M = MAGENTA Y = YELLOW K = BLACK
As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado:
• Magenta + Amarelo = Vermelho
• Amarelo + Ciano = Verde
• Ciano + Magenta = Azul Cobalto
Focos de luz primária combinados dois a dois, geram o seguinte resultado:
• Azul Cobalto + Vermelho = Magenta
• Vermelho + Verde = Amarelo
• Verde + Azul Cobalto = Ciano
Muitas vezes o amarelo, azul e vermelho são chamados de primários, o que é incorreto dizer quando se fala de espaços de cor. O azul primário, na verdade, corresponde ao ciano. O vermelho primário ao magenta e o amarelo primário ao próprio amarelo. Por isso é falso dizer que a partir do amarelo, azul e vermelho é possível se obter todas as demais cores.
Então qual a diferença, por exemplo, de um corpo azul e uma fonte emissora de luz azul? Nós vemos um corpo azul porque o pigmento azul absorve o verde e o vermelho, refletindo apenas o azul para nosso olhos. Enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efetivamente apenas azul. Se o objeto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz vermelha + verde) o corpo pareceria negro.
Cultura e Influência
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no império romano, pelos nazistas e pelos comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos. A cor branca simboliza a paz numa linguagem universal. Outras cores possuem significados diferentes em culturas diversas, como por exemplo o luto, que é representado por diferentes cores em diferentes lugares.
A cor exerce especial importância sobretudo nas artes visuais. Na pintura, escultura, arquitetura, moda, cerâmica, artes gráficas, fotografia, cinema, espetáculos teatrais e etc, ela é geradora de emoções e sensações.
Podemos dizer que a cor tem vida própria e sempre atraiu e causou no ser humano predileção por determinadas harmonias, de acordo especialmente com fatores da civilização, evolução do consumismo, cultura e especialmente pelas influências e diretrizes de todas as manifestações artísticas. As cores influenciam em muito a cultura da humanidade.
( Post tirado do site da Gênesis Tintas ).
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